Minhas lembranças de crianças são tão boas. Lembro-me que quando entrei na escola eu já sabia escrever; escrevia meu nome, o dos meus pais, meus irmãos. Pois ambos me incentivavam.
Lembro das brincadeiras que as professoras faziam; as de roda, as de bola, de musica. Lembro também de um tombo ao qual eu cai brincando de cabo de guerra, onde arranquei coro do joelho, e cheguei à conclusão, que mesmo caindo devemos levantar. Foi o que a professora me ensinou; claro que na hora eu nem dei ouvidos, pois doía muito, depois de grande, é que eu me lembro do que ela falou.
Lembro dos passeios escolares, pelas ruas da cidade, íamos ao lago, na pracinha, no museu assistir teatro, tudo a pé; era tão divertido.
Lembro que aprender a ler foi fácil, e que o difícil foi a matemática; que por sinal tenho dificuldade até hoje.
Mas lembro das ajudas dos professores, do interesse por ensinar, pelo interesse da gente aprender; tem um professor que ele via que eu tinha dificuldade com a matemática, e então ele fazia assim, explicava pra toda a turma, e depois me perguntava se eu tinha entendido, eu respondia que não, então ele me chamava até a mesa dele, e me explicava uma, duas, três vezes até eu aprender. Só assim eu aprendi.
Lembro da turma da oitava série, éramos unidos, uns ajudavam os outros. Foram colegas que eu jamais vou esquecer, pois eu aprendi muito com eles. Aprendi que para aprender não devemos ter vergonha, temos que encarar; que na vida nada é fácil, mas se lutarmos vamos chegar lá. E que desistir não é o melhor a fazer.
E foi assim, nos formamos, e cada um seguiu o seu caminho, em busca de seus sonhos, de mais estudo. Eu fui fazer o ensino médio, mas estranhei a turma não era a mesma, ninguém se ajudava, era cada um por si, e eu rodei no primeiro ano.
Repeti, e a turma era outra, logo de inicio já ficamos todos amigos, um ajudava o outro, desde o começo já pensávamos na formatura, e esse dia chegou, alguns desistiram no meio do caminho, mas nós seguimos em frente, e quando vimos estávamos se despedindo um do outro, havíamos vencido uma batalha, éramos vitoriosos,comemoramos, vibramos, choramos juntos, era uma mistura de sentimentos, a final sabíamos que daquele dia em diante, não íamos nos ver todos os dias, talvez nem todos os anos, mas ficou a certeza de um momento bom.
Lembro da perda de uma colega, vitima de um acidente de carro, dias depois da formatura. Embora não fossemos melhores amigas, eu e o resto da turma choramos a sua perda, pois era tão jovem, tinha tantas batalhas pra vencer.
Foi onde eu percebi, que mesmo não nos vendo todos os dias, a amizade vai sempre ser a mesma, um dia a gente se esbarra por ai; e que um dia iremos nos reencontrar.
Essas são as lembranças, que eu guardei da minha vida escolar, da minha vida de aprendizagem.
Sei que tenho muito para aprender, muito para lutar para poder vencer, mas vou lutar com todas as minhas forças, com toda a minha garra, e vou vencer as batalhas que aparecerem.
Nesta foto eu tinha sete anos,em 1996.
Nesta foto eu tinha sete anos.
Esta foto foi da minha formatura no ensino médio, em 2007.






