domingo, 15 de maio de 2011

Meu Museu Imaginário

Minhas lembranças de crianças são tão boas. Lembro-me que quando entrei na escola eu já sabia escrever; escrevia meu nome, o dos meus pais, meus irmãos. Pois ambos me incentivavam.
Lembro das brincadeiras que as professoras faziam; as de roda, as de bola, de musica. Lembro também de um tombo ao qual eu cai brincando de cabo de guerra, onde arranquei coro do joelho, e cheguei à conclusão, que mesmo caindo devemos levantar. Foi o que a professora me ensinou; claro que na hora eu nem dei ouvidos, pois doía muito, depois de grande, é que eu me lembro do que ela falou.
Lembro dos passeios escolares, pelas ruas da cidade, íamos ao lago, na pracinha, no museu assistir teatro, tudo a pé; era tão divertido.
Lembro que aprender a ler foi fácil, e que o difícil foi a matemática; que por sinal tenho dificuldade até hoje.
Mas lembro das ajudas dos professores, do interesse por ensinar, pelo interesse da gente aprender; tem um professor que ele via que eu tinha dificuldade com a matemática, e então ele fazia assim, explicava pra toda a turma, e depois me perguntava se eu tinha entendido, eu respondia que não, então ele me chamava até a mesa dele, e me explicava uma, duas, três vezes até eu aprender. Só assim eu aprendi.
Lembro da turma da oitava série, éramos unidos, uns ajudavam os outros. Foram colegas que eu jamais vou esquecer, pois eu aprendi muito com eles. Aprendi que para aprender não devemos ter vergonha, temos que encarar; que na vida nada é fácil, mas se lutarmos vamos chegar lá. E que desistir não é o melhor a fazer.
E foi assim, nos formamos, e cada um seguiu o seu caminho, em busca de seus sonhos, de mais estudo. Eu fui fazer o ensino médio, mas estranhei a turma não era a mesma, ninguém se ajudava, era cada um por si, e eu rodei no primeiro ano.
Repeti, e a turma era outra, logo de inicio já ficamos todos amigos, um ajudava o outro, desde o começo já pensávamos na formatura, e esse dia chegou, alguns desistiram no meio do caminho, mas nós seguimos em frente, e quando vimos estávamos se despedindo um do outro, havíamos vencido uma batalha, éramos vitoriosos,comemoramos, vibramos, choramos juntos, era uma mistura de sentimentos, a final sabíamos que daquele dia em diante, não íamos nos ver todos os dias, talvez nem todos os anos, mas ficou a certeza de um momento bom.
Lembro da perda de uma colega, vitima de um acidente de carro, dias depois da formatura. Embora não fossemos melhores amigas, eu e o resto da turma choramos a sua perda, pois era tão jovem, tinha tantas batalhas pra vencer.
Foi onde eu percebi, que mesmo não nos vendo todos os dias, a amizade vai sempre ser a mesma, um dia a gente se esbarra por ai; e que um dia iremos nos reencontrar.
Essas são as lembranças, que eu guardei da minha vida escolar, da minha vida de aprendizagem.
Sei que tenho muito para aprender, muito para lutar para poder vencer, mas vou lutar com todas as minhas forças, com toda a minha garra, e vou vencer as batalhas que aparecerem.

Nesta foto eu tinha sete anos,em 1996.


Nesta foto eu tinha sete anos.


Esta foto foi da minha formatura no ensino médio, em 2007.


segunda-feira, 4 de abril de 2011

Um pouco sobre a minha vida...



Residência onde moro
Rua onde moro

Meu irmão e sua esposa

Eu e meu namorado



Minha sobrinha e afilhada

Meus pais
Melancia da lavora do meu pai
Maria Nilza (vizinha)

Casa onde Maria Nilza morava
Loja onde trabalho

História da minha vida
Eu nasci em 1989, na cidade de Arroio dos Ratos, onde me criei, e moro até hoje. Com seis anos de idade me mudei para a rua: Miguel Antunes de Menezes, no bairro: Centro, onde moro até hoje. Meus pais sempre foram maravilhosos, tive uma infância ótima. Tenho dois irmãos (Marcio e Maria da Graça). Meu pai é agricultor, ele planta melancia, minha mãe é dona do lar. Meus irmãos são casados. Tenho uma sobrinha/afilhada. Sou solteira no papel, mas moro junto com meu namorado há um ano; moramos com meus pais. Comecei meus estudos com sete anos de idade na Escola Municipal Miguel Couto, onde fiquei até concluir o ensino fundamental, após continuei meus estudos no Instituto Estadual Couto de Magalhães, onde fiquei até concluir o ensino médio. Após fiz alguns cursos de informática, secretariado, etc. Com dezesseis anos comecei a trabalhar na loja Rosane Noivas, após fiz estágio através da Prefeitura Municipal, no Conselho Tutelar; Hoje a loja Rosane Noivas fica em minha residência, pois a dona da loja é minha tia, e ela fez sociedade com meu pai; atualmente trabalho na loja Rosane Noivas.


Sobre o bairro
Segundo a Dona Maria Nilza Tassoni que nasceu e se criou no bairro, á cinqüenta anos atrás, o bairro era um campo aberto, com bastantes árvores, poucos habitantes; sua casa antiga ficava bem onde é a rua hoje, naquele tempo não tinha rua, apenas uma trilha onde passava carroça. Nos anos oitenta foi onde começaram a vender os terrenos, onde começou a vir os moradores que hoje são muitos. A rua foi aberta mesmo no dia seis de janeiro de 1992.


quinta-feira, 31 de março de 2011

Quem eu sou?

Sou uma menina comunicativa, alegre, as vezes tímida, o que é raro. Adoro fazer amizades, minha família vem sempre em primeiro lugar. Adoro estudar, no momento estou cursando Licenciatura em Educação do Campo, que é bem interesante, estou adorando! Estou aprendendo muitas coisas novas, e fazendo vários amigos novos. Estou bastante animada, e confiante, com garra sei que vou conseguir pegar meu diploma.
Esse é meu jeito Tati de ser.